Exibir tudo

Eventos realizados no Centro Socioeducativo de Passos

CSEPA SEMANA ESTADUAL DAS JUVENTUDES

Atendendo a Lei Estadual nº 22.413 de 16 de dezembro de 2016 na qual institui a Semana Estadual das Juventudes a ser comemorada anualmente de 12 a 18 de agosto, foi realizada no Centro Socioeducativo de Passos – CSEPA a Semana da Juventude.

Como propõe a lei, devem ser realizadas ações com o objetivo de incentivar o debate sobre políticas públicas para a juventude, discutir temas relacionados à juventude nas áreas de educação, cultura, esporte e lazer, sexualidade, drogas e trabalho, bem como debater e propor medidas de enfrentamento aos altos índices de violência, morte e desaparecimento de jovens negros e pobres no Brasil e debater os direitos de igualdade de gênero como exercício de cidadania e incentivo a uma maior participação da mulher na vida política nacional, entre outras questões.

Isto posto, sendo a finalidade da comemoração convergente ao atendimento socioeducativo, as ações buscaram cumprir tais propósitos através de palestras, oficinas e rodas de conversas, nos quais os temas abordados foram: “Das diferenças às desigualdades: discriminação e preconceito”, “Educação: superando a dificuldade de criar vínculos com a escola. Aprender a reaprender” com a parceria do pedagogo Guilherme Gonçalves Silva, “Sexualidade” com a palestra do Enfermeiro Policardo Gonçalves da Silva e professor Carlos Henrique Silveira Rattis, “A mulher na prática política nacional” com a vereadora municipal Maria Aparecida e “Igualdade de gênero como exercício de cidadania” com a professora e feminista Mônica Ash.

Durante o evento, os jovens se mostraram interessados, abertos e participativos dividindo suas percepções e vivências, Apresentaram algumas dúvidas e questionamentos e, de maneira geral, manifestaram o desejo de obter maior consciência de si na vida em sociedade, autonomia e exercício da cidadania.

CAMPEONATO DE CAPOEIRA – COPA PASSOS 1° EDIÇÃO

A capoeira compreende o Eixo Cultural no Centro Socioeducativo de Passos – CSEPA e tem como objetivos:

– Identificar valores históricos da dança na cultura de um povo;

– Estimular a capacidade de expressão individual por meio de movimentos criativos;

– Contribuir para a formação e desenvolvimento de hábitos salutares;

– Conhecer as técnicas dos instrumentos específicos da arte;

– Interagir e sociabilizar com os demais adolescentes e participantes;

– Reconhecer linguagem e expressão corporal como meio integração social e

– Desenvolver a inclinação ao compromisso, disciplina e responsabilidade.

A oficina possibilita o desenvolvimento da consciência corporal, artística, humana, cultural e social dos adolescentes. Através da capoeira, o praticante se familiariza com a imagem do seu próprio corpo e os alunos são convidados a simularem movimentos naturais até situações de maior elaboração técnica, melhorando a condição motora, concentração, resistência e flexibilidade.

Neste sentido, pensando na importância do desenvolvimento e expansão cultural dos adolescentes do Centro Socioeducativo de Passos, na data de 21.07.19 os jovens participaram com êxito do CAMPEONATO DE CAPOEIRA – COPA PASSOS 1° EDIÇÃO se destacando com a premiação da medalha de ouro.

A experiência trouxe aos adolescentes, para além do aprendizado saudável da competição, a motivação, autoconfiança, respeito, disciplina e mudança de perspectiva.

CAMPEONATO DE FUTSAL DO CENTRO SOCIOEDUCATIVO DE PASSOS

Com intuito de promover o intercâmbio esportivo entre os adolescentes, bem como trabalhar o estímulo da aprendizagem da competição, desenvolver o trabalho em equipe de forma a respeitar os limites dos demais, o Centro Socioeducativo de Passos – CSEPA, em parceria com o Educador Físico Roberto Sunção promoveu no período de 15 a 23 de julho de 2019 o 1° CAMPEONATO DE FUTSAL.

A modalidade contou com a formação de seis times com o sistema de disputa em caráter Eliminatório Simples (Chaveamento – Direto para as Finais).

O evento contou com Cerimônia de Abertura, Entrega de Medalhas e Cerimônia de Encerramento com a apresentação circense do Circus Z que levou aos adolescentes um momento de descontração e entretenimento.