Programa Residência Jurídica (ou Atendimento Jurídico e Psicossocial)
Descrição do Programa:
A Avante Social apresenta dentre suas ofertas socioassistenciais o Programa de Atendimento Jurídico e Psicossocial, desde 2000, que tem como objetivo fortalecer o protagonismo dos usuários na defesa dos seus direitos de cidadania, ampliando o atendimento ao cidadão que não tem acesso à justiça e necessita de orientação judicial, acompanhamento do seu litígio (cível, penal, trabalhista, familiar, contrato, relação de consumo, tributário, previdenciário), bem como orientação psicossocial.
É aplicada uma metodologia diferenciada e multidisciplinar com a participação de acadêmicos e/ou voluntários do Direito, Serviço Social, Psicologia, dentre outros. Atualmente, a equipe de trabalho é composta por 47 (quarenta e sete) profissionais.
O voluntário operador de Direito (advogado, bacharel e acadêmico) irá atender, prioritariamente, famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade e riscos pessoas e sociais nas orientações jurídicas, nas propostas de conciliação extrajudicial, no recolhimento de documento, ajuizamento e acompanhamento processual, podendo também receber processos em andamento, promovendo a defesa de direitos já estabelecidos através de distintas formas de ação e reivindicação na esfera política e no contexto da sociedade.
São oferecidos, em média, 40 atendimentos mensais.
Ressalta-se que a declaração de voluntariado é aceita nos concursos públicos como comprovação dos três anos de prática.
Coordenador geral: Lis França
E-mail: coord.juridica@avantesocial.org.br
Nossa execução em números:
- Entre os anos de 2000 a 2019 foram mais de 15.000 atendimentos entre ações judiciais e extrajudiciais (conciliação, mediação e arbitragem), com o apoio das áreas elencadas acima.
- 5.000 profissionais voluntários e alguns hoje exercem cargos públicos satisfatórios.
Interessou? Venha participar!
Preencha o formulário e aguarde o nosso contato.