Exibir tudo

Residência Jurídica

Programa Residência Jurídica (ou Atendimento Jurídico e Psicossocial)

Descrição do Programa:

A Avante Social apresenta dentre suas ofertas socioassistenciais o Programa de Atendimento Jurídico e Psicossocial, desde 2000, que tem como objetivo fortalecer o protagonismo dos usuários na defesa dos seus direitos de cidadania, ampliando o atendimento ao cidadão que não tem acesso à justiça e necessita de orientação judicial, acompanhamento do seu litígio (cível, penal, trabalhista, familiar, contrato, relação de consumo, tributário, previdenciário), bem como orientação psicossocial.

É aplicada uma metodologia diferenciada e multidisciplinar com a participação de acadêmicos  e/ou voluntários do Direito, Serviço Social, Psicologia, dentre outros. Atualmente, a equipe de trabalho é composta por 47 (quarenta e sete) profissionais.

O voluntário operador de Direito (advogado, bacharel e acadêmico) irá atender, prioritariamente, famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade e riscos pessoas e sociais nas orientações jurídicas, nas propostas de conciliação extrajudicial, no recolhimento de documento, ajuizamento e acompanhamento processual, podendo também receber processos em andamento, promovendo a defesa de direitos já estabelecidos através de distintas formas de ação e reivindicação na esfera política e no contexto da sociedade.  

São oferecidos, em média, 40 atendimentos mensais.

Ressalta-se que a declaração de voluntariado é aceita nos concursos públicos como comprovação dos três anos de prática.

 

Coordenador geral: Lis França

E-mail: coord.juridica@avantesocial.org.br

 

Nossa execução em números:

  • Entre os anos de 2000 a 2019 foram mais de 15.000 atendimentos entre ações judiciais e extrajudiciais (conciliação, mediação e arbitragem), com o apoio das áreas elencadas acima.
  • 5.000 profissionais voluntários e alguns hoje exercem cargos públicos satisfatórios.

Interessou? Venha participar!

Preencha o formulário e aguarde o nosso contato.