Exibir tudo

Repúblicas

Serviço de Acolhimento Institucional na modalidade Repúblicas

Descrição do Serviço:

O Acolhimento Institucional na modalidade de República é desenvolvido pelo Avante Social, em parceria com a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania – SMASAC, desde o ano de 2018.

O serviço tem como objetivo apoiar a qualificação e inserção profissional e a construção de um projeto de vida aos jovens.

Atualmente, o Avante Social conta com duas unidades de República, uma masculina e uma feminina, com capacidade de atendimento para 6 jovens em cada unidade, localizadas em áreas residenciais.

O serviço oferece proteção, apoio e moradia subsidiada a grupos de jovens entre 18 e 21, que tiveram seu desligamento do serviço de acolhimento para crianças e adolescentes e em estado de abandono, situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social, com vínculos familiares rompidos ou extremamente fragilizados e sem condições de moradia e autossustentação.

A ideia de república se aproxima à de uma moradia em que os jovens se envolvem nas atividades cotidianas de um lar. Os jovens são acompanhados por uma equipe de trabalho multidisciplinar, formada por 10 (dez) profissionais, que trabalham na perspectiva da construção e do fortalecimento de vínculos comunitários, na participação social e no desenvolvimento da autonomia das pessoas atendidas.

 

Coordenador geral: Roberto Teodoro da Rocha

E-mail: coordenacao.republicas@avantesocial.org.br

 

Nossa execução em números:

Em 2019, as repúblicas atenderam 16 (dezesseis) jovens, sendo 07 (sete) na República masculina e 09 (nove) na República feminina.

 

Durante o ano de 2019 foram realizados:

  • 96 atividades para fomentar a qualificação e inserção profissional e a construção de projeto de vida;
  • 35 atividades recreativas, lúdicas e/ou educativas promovidas pelas unidades;
  • 18 assembléias com os acolhidos;
  • 15 matrículas e/ ou acompanhamento dos jovens na rede de ensino (ensino médio, EJA);
  • 16 atualizações do cartão vacinal e acompanhamento da saúde, por meio do serviços de saúde;
  • 29 reuniões realizadas com a rede socioassistencial e/ ou intersetorial.

Interessou? Venha participar!

Preencha o formulário e aguarde o nosso contato.

Termo - Repúblicas